A turma da especialização em História do Brasil (2014-2015), iniciou nesta terça-feira dia 02 de setembro, a vivencia de mais uma disciplina, seguindo desta forma, o calendário proposto pela coordenação pedagógica do Departamento de História. Esta nova disciplina tem como foco as ideias, fatos, relações e discussões acerca da História Imperial do Brasil entre 1809 -1889. A Prof. Maria Vera Lúcia será regente desta disciplina que segue as seguintes datas: 02, 04, 09, 11, 16 e 18 de setembro.
Como ementa a disciplina se propõe a analisar os principais aspectos que marcaram a
transição da Colônia para o Império. O processo de independência do Brasil. O
Governo de D. Pedro I, a Constituição de 1824 e os movimentos sociais de cunho separatistas.
A Igreja Católica e a manutenção do Padroado. O período das Regências. O Segundo
Reinado: aspectos socioeconômicos do segundo reinado, a crise da escravidão
e o seu fim, o colapso do Império e o movimento republicano.
Aos nossos (as) alunos (as) e a nobre Prof. Vera Lúcia desejamos muito sucesso nas atividades que serão vivenciadas ao longo desta sequencia de encontros.
Palmares, 03 de setembro de 2014.
Prof. Ms. Marlon Oliveira
Coordenador do Departamento de História/Famasul - 2014.2
Na última semana vivenciamos as aulas referente a disciplina de HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL, estas ministrada pelo professor chefe do departamento de história da casa, Ms Marlon Oliveira, que tomando como aporte teórico, fundamentou sua regência lançando mão tanto dos clássicos presente em nossa historiografia brasileira, tais como a de José Carlos Reis, em “As Identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC”, obra que o mesmo analisou e discutiu, tanto as atuações de Varnhagen como Gilberto Freire, no que diz respeito a construção de uma história oficial nacional, que por meio da mesma fosse possível exaltar o papel do colonizador, como os elementos que contribuíram para a formação de nossa identidade nacional. O mestre ainda deu por continuidade analisar junto a classe, a obra do jurista, sociólogo, historiador e cientista político Raymundo Faoro, e sua obra intitulada “Os Donos do Poder”, obra esta que destrincha toda formação da vida política brasileira. Como já mencionado, passamos por obras clássicas de nossa historiografia, assim como a de Caio Prado Jr, “História Econômica do Brasil”, Celso Furtado, “Formação Econômica do Brasil”. E tantos outros de muita importância para o conhecimento de nossa formação, tanto econômica, política e social, incorporados nos dois artigo apresentado pelo mestre em classe, “O Brasil colônia nos quadros da economia-mundo europeia”, este do autor Jales Dantas da Costa, mestre em economia pela Universidade Federal de Santa Catariana. E o qual de sua autoria intitulado de “ENTRE A COROA E A CRUZ: A Igreja Colonial sob a Égide do Padroado”, este por sua vez nos proporcionou uma breve compreensão da atuação da Igreja junto a Coroa lusitana na colonização das terras tupiniquim. No mais apenas nos resta o conselho providencial do mesmo, no que se refere ao aprofundar mais nossas pesquisas, e dedicações, a esta disciplina de vital importância na especialização no Ensino de História do Brasil, para que possamos ser verdadeiros conhecedores de nossa própria história, de nossa sociedade, como de nossa organização social, econômica, política e cultural.
ResponderExcluir