sábado, 30 de agosto de 2014

Espaço Olhares da História - O sentido das oportunidades: ser Professor

Prof. Ms. Marlon Oliveira


"Tudo que chega, chega sempre por uma razão" (Fernando Pessoa)

Vivemos atualmente em um mundo marcado pela velocidade da circulação de informações, e o poder de atração das novas tecnologias ditam o ritmo das relações humanas. Weber em seus escritos enfatizou que o século XIX foi um tempo de "reencanto". Tenho observado nas várias situações que ocorrem no cotidiano que as relações humanas estão cada vez mais fragmentadas, esfaceladas, pelos ditames impostos, a partir, de novas representações, sejam do imaginário, sejam da razão.

Seriam estas as características desta dita pós modernidade? Será que é necessário ocorrer o esfacelamento das relações humanas para que vivamos um tempo diferenciado? Será que neste bojo, os valores devem ser de fato invertidos? Estas indagações nos remetem a reflexão do sentido do "SER", que somos, e que queremos formar neste contexto da pós modernidade. A missão do magistério requer antes de tudo um encorajamento para o enfrentamento das novas situações inerentes as relações humanas. 

A prática pedagógica, é o ponto de baliza para que possamos estabelecer um processo, onde o crescimento do outro está atrelado ao nosso. A oportunidade de ser professor nos insere no universo do outro, do desconhecido que pode tornar-se conhecido. Não é possível aceitarmos de braços cruzados a falência de um dom tão proativo e necessário, o dom de ensinar.

Os desafios estão postos, o caminho é áspero, as dificuldades são tortuosas, porém as coisas só chegam, por que sempre haverá uma razão para que elas possam chegar. Ser professor é um dom que demos nutrir, fortalecer e nos orgulhar.

Referências:
MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (Orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2013.
SAVIANI, Demerval, História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Chamada para Alunos (as) e Professores do DPHIS/Famasul: publicação de artigos em nosso blog - "Espaço Olhares da História"



Apresentação:
Ao nos aproximarmos dos 25 anos de história do departamento e 45 anos da Famasul (2014-2015), o Departamento de História, se depara com novos desafios diante das mudanças que se processam no contexto histórico.

Ao longo deste período formamos professores que construíram em nossos bancos acadêmicos competências e habilidades para desenvolverem uma prática pedagógica objetiva e comprometida. Nosso colegiado mescla a experiência dos professores catedráticos com os novos professores que, abraçarão os objetivos propostos pelo departamento no intuito de fortalecer a missão de formar professores - pesquisadores em história. 

A valorosa contribuição do DP-HIS da FAMASUL, esta presente em várias cidades da região Mata Sul, Litoral de Pernambuco e Norte de Alagoas, bem como algumas cidades do Agreste pernambucano. Desenvolvemos uma prática inovadora fundamentada na tríade da Educação Superior: Ensino, pesquisa e extensão, apesar das dificuldades de articulação e provimento de recursos financeiros e técnicos para esse fim. Processo acadêmico onde o estudante vivencia um processo bastante diversificado preparando-se para inserção no mercado de trabalho e acumulando experiência para a continuação dos estudos em nível de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Justificativa e Objetivos:
Visando aperfeiçoar as experiências acadêmicas e pedagógicas, no tocante a produção científica do Colegiado (professores) e dos alunos do curso, que resultam para o curso de História o conceito 3 do ENADE, o DPHIS/FAMASUL, conta com uma ferramenta tecnológica que possibilitará a publicação de trabalhos da comunidade acadêmica da DPHIS/FAMASUL. O intuito é tornar público os resultados das pesquisas que estão sendo desenvolvidas ou que já foram realizadas, configurando-se importante subsídio para novas e futuras pesquisas. 

Metodologia Científica:
Os trabalhos para a publicação no blog, devem obedecer algumas regras científicas:
Estar em consonância com as regras da ABNT; Fonte 12 (Arial); Forma de citação: Autor-Data. Título central do artigo em caixa alta e negrito e centralizado. Nome (s) do (s) autor (es) colocados na margem direita e em itálico, ao lado uma nota de com um resumo do currículo e o contato eletrônico. De 01 a 02 páginas cada artigo; Um foto do autor (es).

No caso de artigos que trabalhem tabelas, imagens e símbolos centralizar e abaixo indicar o titulo do material inserido e por meio de uma nota de rodapé indicar a fonte ou referência. Estrutura: título central, introdução, discussão, considerações finais e referências (nas referências é possível incluir notas explicativas).


Envie-nos seu artigo, seus escritos para que possamos publica-lo em nosso blog e dinamizarmos ainda mais nossas práticas de ensino e pesquisa. Os textos devem ser enviados para o seguinte endereço: marlonoliver@hotmail.com

Att:
Prof. Ms. Marlon Oliveira.
Coordenador do Departamento de História/Famasul - 2014.2 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Um olhar para dentro de si mesmo . . . . .

Nesta quarta-feira, dia 27 de agosto do corrente ano, alunos (as) e professores encontraram-se para uma reunião estratégica com o intuito de discutirmos aspectos pertinentes que envolvem o atual momento do nosso Departamento de História e do processo de formação em nossa licenciatura. O evento ocorreu na sala do 2º período (sala 27), foram abordados algumas dificuldades existentes no cotidiano de nosso departamento apontadas durante a reunião pedagógica entre os professores ocorrida no dia 22 de agosto.




Consideramos este encontro de suma importância, para que juntos, em dialogo possamos vislumbrar novos caminhos para o fortalecimento do nosso curso e do departamento de História da Famasul. Agradeço a participação de cada um que fez o exercício da escuta, os que opinaram e e se colocaram, é por meio de momentos como este que podemos realizar os ajustes necessários para o melhoramento da formação que ofertamos, bem como, o estabelecimento das responsabilidades que cada sujeito deste processo tem para com a sua formação.

Palmares, 27 de agosto de 2014. 
Prof. Ms. Marlon Oliveira
Coordenador do Departamento de História/Famasul - 2014.2

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

I Circuito de Palestras do Estágio Supervisionado

De 25 a 28 todos os cursos de licenciatura da Famasul, vivenciaram o I Circuito de Palestras do Estágio Supervisionado. Este ciclo de palestres, discutiu temas propícios da formação de professores, tais como: o projeto político pedagógico e a relevância do Enade. Nossos (as) alunos (as) do 6º, 7º e 8º períodos, matriculados nos estágios supervisionados, participaram ativamente deste evento, nas respectivas datas de cada turma.

Registro fotográfico da participação de nossos (as) alunos (as) no I Circuito de Palestras do Estágio Supervisionado

 Alunos do Estágio II - 7º Período 2014.2

 Palestra com a Prof. Edilma do Departamento de Química/Famasul


Alunos do Estágio III - 8º Período 2014.2

 Alunos do Estágio III - 8º Período 2014.2

Att;
Prof. Ms. Marlon Oliveira
Coordenador do Departamento de História/Famasul - 2014.2 

Pós Graduação de História em Ação . . .

A partir de hoje dia 25.08, a turma 2014-2015 do curso de Especialização em História do Brasil do Departamento de História da Famasul, vivenciará esta semana o módulo pedagógico em cumprimento do calendário semestral, cursando a disciplina História do Brasil Colonial, sob a condução do Prof. Ms. Marlon Oliveira. Será um momento de fortalecimento das atividades de ensino e pesquisa voltados para nossa formação enquanto historiadores (as) e professores de história.

Todos somos convidados a estarmos juntos nesta jornada.
Att;
Prof. Ms. Marlon Oliveira.
Coordenador do Departamento de História/Famasul - 2014.2

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Comunicado sobre a Reuinião Pedagógica do dia 22 de agosto de 2014

Aviso Importante: 

Hoje, 22 de agosto de 2014, o ritmo de nossas aulas será modificados devido a necessidade de realizarmos com os professores Frederico Ramos, Vilmar Carvalho, Marcondes Calazans, Francisco Câmara, e Marlon Oliveira, a reunião pedagógica que tinha como data inicial o dia 13 de agosto do corrente anos. Assim comunicamos que, haverá aulas normais para ais turmas (turma), cujo estes professores não ministrem aulas hoje, que é o caso do 4º Período as aulas serão com a Prof. Lourdes e o Prof. Paulo; o 2º Período as aulas hoje serão com o Prof. Valdenicio Bernardo, e o 5º Período com o Prof. Edvânio José. Os demais períodos foram orientados a realizarem atividades planejadas pelos professores e liberados do comparecimento hoje.
 
Desde já, informamos que esta parada é necessária para programarmos as atividades pedagógicas do semestre 2014.2
 
Att;
 
Prof. Marlon Oliveira
Coordenador do DPHIS-Famasul.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Organização e orientações para a produação do TCC - 8º período 2014.2

Hoje, 20 de agosto, iniciamos a organização, preparação e orientações para a produção do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso dos formandos do 8º período 2014.2. A abaixo seguem a estrutura que compõem o TCC, bem como, as respectivas orientações de como produzi-lo. 

O TCC:
Partes Institucionais:
a)  Capa (dados institucionais + logo da Famasul e símbolo de cada departamento, título do trabalho, nome do (os) autor (es), local e ano de produção;
b) Folha de Rosto (nome do (os) autor (es), título do trabalho, texto de apresentação, local e ano de produção;
c)  Ficha catalográfica (dados resumidos sobre o trabalho e área de conhecimento - verso da folha de rosto);
d)  Termo de Aprovação (nome do (os) autor (es), texto institucional, espaço das assinaturas, na cópia definitiva inserir cópia a ata de defesa após o termo de aprovação)

Partes Pré – Textuais:
e)  Dedicatória (texto livre, sendo opcional, sendo condicionado a apenas uma lauda);
f) Agradecimento (texto livre, sendo opcional, sendo condicionado a apenas uma lauda);
g)  Epigrafe (texto livre, sendo opcional, sendo condicionado a apenas uma lauda);
h) Resumo em Língua Vernácula (item obrigatório - texto composto por apenas um parágrafo contendo de 200 a 500 palavras, sendo seguido das palavras chaves que poderão ser de 03 a 05 palavras);
i)   ABSTRATCT (item obrigatório - texto composto por apenas um parágrafo contendo de 200 a 500 palavras, sendo seguido das palavras chaves que poderão ser de 03 a 05 palavras, traduzido para uma língua estrangeira fluente a área de conhecimento);
j) Sumário (item obrigatório – Organização das informações que compõem o trabalho; capítulos, seções e referências);

Partes Textuais:
k) Introdução (item obrigatório – texto corrido, onde deve constar uma apresentação do trabalho, as motivações que contribuíram para a escolha do objeto de pesquisa, os objetivos da pesquisa, relevância do objeto de estudo, contribuição da pesquisa, descrição do teor dos capítulos.
l) I Capítulo (item obrigatório – Capítulo tem caráter introdutório, deve apresentar em linhas gerais e objetivas as origens do tema trabalhado e a (s) hipótese (s) que se quer trabalhar sobre o objeto de estudo)
m) II Capítulo (item obrigatório – tem caráter argumentativo, nele dever conter as ideias e a fundamentação que dão consistência a pesquisa);
n)  III Capítulo (item obrigatório - é argumentativo, deve expressar os resultados obtidos mediante a pesquisa realizada; pontos de finalização, não de conclusão definitiva);
o) Considerações Finais (item obrigatório - Consiste na retrospectiva dos resultados da pesquisa (problema/hipótese) e das ideias mais importantes do trabalho);

Partes Pós Textuais:
p) Referências (item obrigatório – Consiste na organização das referências primárias, secundárias, documentos eletrônicos, depoimentos orais, e outras fontes utilizadas na fundamentação do trabalho);
q) Listas de Ilustrações (item opcional);
r) Lista de Símbolos (item opcional);
s) Lista de Abreviaturas (item opcional);
t)  Lista de tabelas (item opcional);
u) Caderno Iconográfico (antigo anexos) (item opcional).


Programação da entrega dos capítulos para a correção:

1º Capítulo: 17.09 
2º Capítulo: 08.10
3º Capítulo e Introdução e Considerações Finais: 05.11
Versão final para análise da banca examinadora: 19.11

Prof. Marlon Oliveira.